Manutenção preventiva sistema de incêndio: o melhor custo X benefício

A manutenção preventiva é aquela que não ocorre de maneira emergencial, ou seja, nela não há um dano já instalado nos equipamentos de combate a incêndio. Dessa forma, a manutenção preventiva visa manter o equipamento de combate a incêndio sempre em adequado funcionamento, evitando a troca e aumentando a vida útil.

A abordagem da manutenção é de tamanha relevância, principalmente em um país como o Brasil, no qual o pensamento de prevenção de danos ainda não foi bem implementado. A cultura traz para nós que é mais fácil esperar quebrar para consertar, do que prevenir os danos, o que é mais vantajoso economicamente.

Podemos exemplificar com um edifício, quando feita as manutenções necessárias ao longo dos anos em sua pintura e estrutura, são evitados prejuízos maiores decorrentes da degradação se o edifício não passasse por nenhuma manutenção nesse mesmo período, o conhecido “é melhor prevenir do que remediar”.

Então, no quesito segurança e combate a incêndio, é fundamental a realização de inspeções periódicas nos sistemas de combate a incêndio, por meio de um planejamento com datas da última manutenção e da próxima a ser executada. Os equipamentos de combate a incêndio que devem ser considerados especialmente nesse plano são os extintores de incêndio, os alarmes, a iluminação de emergência, a sinalização de emergência, as portas corta fogo, os hidrantes e os sprinklers, os quais são os mais utilizados e de maior uso.

Assim, temos que a manutenção preventiva é um excelente custo benefício já que evita danos futuros aos equipamentos de combate a incêndio como os extintores de incêndio que são fundamentais, resultando em menos gastos com consertos e trocas. Ainda, traz segurança e tranquilidade aos ocupantes do imóvel.

A Hiper Fire extintores de incêndio realiza a manutenção preventiva de extintores de incêndio em SP, a recarga de extintores de incêndio em SP, a instalação e manutenção de iluminação de emergência e muitos outros serviços que podem ser consultados em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *