Detectores na prevenção contra incêndios – conheça os tipos de detectores de incêndio

Os detectores são equipamentos fundamentais no combate do foco inicial de um incêndio, já que a partir dele será disparado o aviso para a central que permitirá acionar vias de resposta tais como o acionamento de alarme, liberação de água por sprinklers e outros mecanismos. 

Há vários tipos de detectores e cada um é utilizado para uma determinada função, são eles:

  • Detectores de fumaça

De fácil instalação e comumente utilizado, é indicado para locais que possuem materiais de fácil combustão como tecidos, móveis, produtos eletrônicos e de livrarias em geral. Assim, é muito encontrado em escritórios, hospitais, shoppings e lojas. 

Deve-se atentar ao uso em locais de alta umidade ou com fontes de fumaça, como é o caso de cozinhas, haja vista que podem ser ativadas gerando alarmes falsos. 

O mecanismo de funcionamento pode ser fotoelétrico, em que há um equipamento emissor de luz e um sensor fotoelétrico que recebe essa luz. Quando há interrupção da luz devido a alguma substância que corta esse feixe, o alarme é disparado. Ou, pode ser iônico, com duas placas energizadas que produzem uma corrente contínua, quando essa corrente é interrompida pela fumaça no ambiente o alarme é disparado.

  • Detectores de chama

Indicados para locais em que a formação da chama ocorre antes da fumaça, por meio da radiação ultravioleta e/ou infravermelha liberada pelo material em combustão, a exemplo de indústrias e laboratórios com máquinas, geradores e Data Centers.

  • Detectores de gás

Adequados para cozinhas e indústrias de gases (inflamáveis, explosivos ou tóxicos), são capazes de aferir a concentração de gases no ambiente que possam ser geradores de um incêndio através de um sensor que é programado para identificar certas concentrações consideradas perigosas. Ainda há detectores que podem ser ligados no sistema de gás, realizando o desligamento automático para interromper o vazamento.

  • Detectores de calor/temperatura

Indicados para locais onde são armazenados produtos químicos e inflamáveis, e que o fogo antecede a geração de fumaça, exigindo que o equipamento seja capaz de detectar esse em especial. 

São ativados quando há variações bruscas de temperatura em um intervalo de tempo ou quando uma temperatura pré-determinada é atingida.

Em cada caso deve ser avaliado e indicado equipamentos adequados para a demanda do local, para isso busque uma empresa especializada, certificada e de confiança. Entre em contato com a nossa equipe, estamos há mais de 10 anos no mercado sempre buscando nos aprimorarmos para garantir a sua segurança e proporcionar um atendimento exclusivo e de qualidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *