Dicas de como identificar um extintor de incêndio sem energia elétrica

Uma das recomendações das autoridades é o desligamento da rede elétrica durante um incêndio, a fim de minimizar possíveis danos. Nesse sentido, apesar de ser obrigatória a instalação da iluminação de emergência, há situações que dificultam a visualização total do extintor.

Assim, você sabia que é possível identificar qual o tipo de extintor de incêndio com alguns truques básicos?

Bem como é fundamental um treinamento de pessoal para agir diante de uma situação emergencial, também é recomendado um treinamento prévio para a utilização desses truques. Mas claro, lembrando sempre que isso não substitui a instalação de bons equipamentos de iluminação de emergência, uma vez que esses são essenciais e indispensáveis, as dicas são somente uma segunda opção a depender da situação de incêndio que está ocorrendo.

Então vamos para as dicas de como identificar um extintor de incêndio sem energia elétrica:

·         Extintor de incêndio de CO2 (gás carbônico): O modelo que possui uma identificação mais fácil é o extintor de CO2, o qual possui na ponta o dissipador de gás, esse objeto em forma de cone. Repare a diferença nas fotos abaixo:


Extintor CO2

Extintor de pó químico e de água

Repare que o extintor de CO2 na esquerda possui um objeto acoplado ao final da mangueira, que é o dissipador, já o extintor de incêndio ao lado não o possui. Isso é uma diferença importante que facilita muito sua identificação e diferenciação com os demais tipos de extintores de incêndio.

·         Extintor de incêndio de espuma: também é possível identifica-lo na aparência, já que possui na ponta da mangueira um bico que direciona a espuma.


Extintor de espuma

Extintor de pó químico e de água

·         Extintor de incêndio de água e pó químico: são modelos que possuem a mesma aparência, assim, a única maneira de diferenciá-los sem olhar sua identificação é por meio do som que emitem diante de uma pequena batida no extintor. Os diferentes compostos de cada extintor fazem com que o som emitido seja diferente.

O extintor de incêndio de água emite um som oco, como ao batucar um bumbo, é um som mais alto e aberto, já que a água propaga o som da batida. Já o extintor de incêndio de pó químico emite um som maciço, isso porque o pó não propaga o som, assim, emite um som mais seco.

Lembre-se, essas dicas exigem certo treinamento, para utilizá-las sugerimos que pratiquem com sua equipe. No entanto, não são orientações oficiais, mas sim dicas, por isso não exclui o uso de iluminação de incêndio e treinamento de combate a incêndio oficial. Ainda, se mesmo com as dicas e com um treinamento de combate a incêndio haja dificuldade em identificar o agente extintor de um determinado extintor de incêndio, como última alternativa dispare um pouco do extintor fora do foco de incêndio e verifique rapidamente o agente liberado.Essas e mais dicas você pode saber acompanhando no blog da Hiper Fire. A Hiper Fire extintores de incêndio é uma empresa com sólida experiência há mais de 10 anos no mercado, trabalhando com profissionais qualificados e produtos de qualidade para atender você que necessita de segurança!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *