Manutenção de portas corta fogo: atente-se aos detalhes desse equipamento de combate a incêndio

As portas corta fogo são equipamentos de combate a incêndio que atuam de forma a minimizar os impactos do fogo à medida que impede a propagação da chama, fumaça e demais substâncias liberadas pelo incêndio de um ambiente para outro.

Entretanto, as portas corta fogo possuem muitos acessórios que precisam ser inspecionados com frequência para a manutenção do seu correto funcionamento.

As portas corta fogo possuem fechaduras específicas com diferenciais que se adequam a necessidade de cada ambiente:

  • Fechadura para PCF de sobrepor: essa fechadura é colocada em cima da folha da porta. Possui fácil instalação, já que não é preciso perfurar a porta. No entanto, a fechadura fica exposta prejudicando a estética;
  • Fechadura para PCF de embutir: é instalada por meio de um corte na lateral da porta, que mantém a fechadura internamente;
  • Fechadura com tranca e sem tranca: a opção de tranca só pode ser instalada em locais de acesso restrito (como o poço do elevador), que é trancado apenas externamente. Em rotas de fuga, as portas corta fogo devem ser do tipo sem tranca.

Ainda, há as dobradiças das portas corta fogo, que são fundamentais para a correta abertura e fechamento da porta, com função direta na garantia de que o fogo e a fumaça não irão se disseminar por brechas devido a má instalação e prumo. Nessa perspectiva, as dobradiças devem ser avaliadas semestralmente, já que o movimento da porta pode prejudicar seu prumo exigindo apertos e manutenções preventivas.

As portas corta fogo possuem um sistema de molas que impede que elas fechem com força excessiva, o que poderia danificar componentes e influenciar no fechamento e funcionamento adequado da porta. As peças da mola devem ser inspecionadas de preferência a cada 6 meses ou conforme seu uso.

Além disso, em locais de grande circulação, há a opção de instalar eletroímãs nas portas corta fogo, os quais são conectados à central de alarme de incêndio e, em caso de incêndio, as portas com eletroímã fecha automaticamente com a ativação do alarme. Os eletroímãs facilitam muito em ambientes grandes e de grande circulação, já que independe de ação humana para seu funcionamento. No entanto, exige verificação constante também, para análise da conexão de fios e a responsiva do acionamento em caso de disparo do alarme.

Somando-se a fechadura, a dobradiça e as molas, as portas corta fogo também recebem uma barra antipânico, que de acordo com a NBR 11785 é o único componente instalado no sentido da abertura da porta. Sua função é facilitar a abertura e agilizar a evacuação, já que com a barra é possível abrir a porta apenas com o peso do corpo contra a porta.

Vale lembrar que as portas corta fogo devem ser instaladas por uma empresa especializada e certificada pelo INMETRO, haja vista que seu manejo é complexo e um simples erro pode resultar na perda de vidas e de patrimônio. Assim, busque por empresas de confiança, entre em contato com a Hiper Fire Extintores de Incêndio, certificada pelo INMETRO e há mais de 10 anos no mercado para garantir a sua segurança e de seus bens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *