Saiba como agir em um princípio de incêndio comum

Em ambientes comuns do nosso dia-a-dia como em casa, no carro, em transportes públicos e outros locais frequentados há materiais e situações que podem desencadear o início de um incêndio. Mas, você sabe como agir? 

Durante os nossos afazeres diários, pode ocorrer a combustão de alimentos na panela por exemplo por esquecimento ou excesso de aquecimento. Se perguntássemos a você que está lendo, o que fazer? A sua resposta provavelmente seria “jogaria água no fogo”, pois é a resposta mais utilizada pelo senso comum. Mas não, isso não é o correto. Nesses casos, o ideal primeiro é desligar a chama, pois a água em contato com alguns compostos como o óleo, pode provocar o alastramento do fogo, atingindo até mesmo aquele que está tentando controlar o fogo, resultando em queimaduras graves. Em restaurantes e estabelecimentos comerciais, o indicado é ter um extintor classe K à disposição.

Ainda no domicílio, há o risco de curto circuito em instalações elétricas, devido a sobrecarga em tomadas, adaptadores e equipamentos. Diante dessa situação, o correto é desligar imediatamente a energia elétrica da residência. Se possível, também pode ser utilizado um extintor classe C para controlar o princípio de incêndio. Para evitar a exposição ao risco de curto circuito, recomenda-se a conexão direta dos equipamentos na tomada, sem o uso de adaptadores que permitam o uso de um ou mais produtos simultaneamente. 

Não somente nas residências isso pode ocorrer, mas também no seu veículo! O automóvel pode ser a fonte de um princípio de incêndio em decorrência de problemas na parte elétrica do veículo ou motor. Veículos com início de incêndio devem ser estacionados em um local seguro, sem materiais de fácil combustão. O local deve ser evacuado e nenhuma pessoa deve permanecer, pois há risco de explosão. Se o problema for na parte elétrica, ainda será preciso cortar a eletricidade do veículo. 

Depois disso, basta retirar o extintor de incêndio do suporte, romper o lacre, destravar a válvula e se posicionar a favor do vento, direcionando o equipamento para o motor. Mas, lembre-se: não abra todo o capô, basta uma pequena fresta para que o fogo seja extinto de forma segura.

Depois de abafar o fogo, abra cuidadosamente o capô e continue descarregando a carga do extintor até o fim, movimentando o pulso para a esquerda e para direita. 

Apesar de úteis, as dicas acima devem ser utilizadas apenas em casos de extrema necessidade. O ideal, é claro, é que a prevenção seja sempre priorizada, de modo que todos os riscos sejam eliminados antes que possam surgir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *